Minerais e enzimas
-
Já sou cliente
Não possui cadastro?
Descubra em que perfil de cliente você se encaixa e conheça as vantagens de ser nosso parceiro. Tenha acesso ao nosso catálogo de produtos, faça pedidos e acompanhe suas compras.
Cadastre-seO corpo humano necessita de diversos nutrientes, orgânicos e inorgânicos, para o desempenho de todas as suas funções vitais, como por exemplo, as vitaminas, as proteínas, os minerais e as enzimas.
Os sais minerais, conhecidos apenas como minerais, são substâncias inorgânicas, ou seja, não são produzidas pelos seres humanos e devem ser ingeridas por meio de alimentos de origem animal e vegetal como peixes, carnes, ovos, leite, cereais, frutas e verduras.
Os minerais atuam em incontáveis funções estruturais e biológicas essenciais para a manutenção do organismo e da vida. Enquanto as enzimas exercem funções catalisadoras, ou seja, aumentam a velocidade das reações químicas que ocorrem no corpo.
Esses nutrientes estão presentes em maior parte nos ossos, no entanto são fundamentais para o funcionamento adequado de vários sistemas, atuando, principalmente, na realização de processos metabólicos, na condução de impulsos nervosos, na manutenção celular, na regulação das reações enzimáticas, na formação de dentes, ossos e unhas, além de auxiliar no equilíbrio dos ácidos-base, dos líquidos e demais substâncias no corpo.
Os minerais e as enzimas podem estar presentes no nosso organismo combinados com nutrientes como vitaminas, proteínas e lipídios ou na sua forma livre, “sozinhos”. A falta desses nutrientes pode causar diversos desequilíbrios na saúde.
O cálcio, o ferro, o fósforo, o magnésio, o manganês, o potássio, o sódio e o zinco são alguns dos minerais mais abundantes no corpo humano. Conheça suas principais funções:
Cálcio: Atua na formação e constituição dos ossos, na coagulação do sangue, nas contrações musculares, impulsos nervosos e liberação de hormônios.
Ferro: Participa da respiração celular e da formação de hemoglobinas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. É muito comum que a falta de ferro cause anemia.
Fósforo: Age no metabolismo das células, na constituição de membranas, na formação dos ossos e dentes e no fornecimento de energia em forma de ATP (trifosfato de adenosina). Este mineral é indispensável para o sistema nervoso e muscular.
Magnésio: Auxilia no mecanismo de relaxamento celular e na síntese de vitamina D, além de atuar como antialérgico, antidepressivo e dificultar a instalação de placas de gordura nas artérias.
Manganês: O manganês atua no metabolismo dos carboidratos e no combate a fadiga. Ele também auxilia na melhora da memória e dos reflexos musculares.
Potássio: Atua no sistema muscular, diretamente no mecanismo de contração muscular. Juntamente com o sódio, o potássio regulariza as batidas do coração e a quantidade de água no organismo.
Sódio: Esse mineral regula a quantidade de líquidos no organismo e a pressão arterial, além de auxiliar na absorção de aminoácidos e glicose. Sua falta pode causar pressão baixa e câimbras.
Zinco: Participa da síntese de proteínas, melhorando a imunidade e auxiliando na vitalidade da pele e cicatrização. Também possui efeito anabólico e auxilia no aumento dos níveis de testosterona, fatores que favorecem o ganho de massa muscular.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS MINERAIS
- Manutenção celular;
- Síntese de proteínas;
- Absorção de nutrientes;
- Condução de impulsos nervosos;
- Atuam no equilíbrio de substâncias;
- Formação de ossos, dentes e unhas;
- Realização de processos metabólicos;
- Favorecem o ganho de massa muscular;
- Atuam nas funções estruturais e biológicas;
- Essenciais para a manutenção do organismo.
COMO TOMAR
Os minerais e as enzimas podem estar presentes em diversos suplementos, juntamente com outros nutrientes, como Whey Protein, shake substituto de refeição, multivitamínicos e ZMA, ou ainda em suplementos minerais como o Cromo e o Zinco.
É mais comum encontrar minerais em suplementos em pó e em cápsulas e sua ingestão varia muito de acordo com cada suplemento.