Bem vindo à nossa loja! Cadastre-se ou faça Login
0800 603 2014 Whats P. Jurídica 45 9.99807 - 5642
Pess. Jurídica

BCAA

Ver como:
Ordenar por:
Exibir:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Ver como:
Ordenar por:
Exibir:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4

BCAA - Nutricertta


SAIBA O QUE É O BCAA


Um dos suplementos mais populares entre atletas e fisiculturistas do mundo todo, o BCAA é um conjunto de aminoácidos de cadeia ramificada (Branched Chaind Amino Acids), constituído por L-valina, L-leucina e L-isoleucina.


Aminoácidos são moléculas orgânicas responsáveis pela formação da estrutura e composição das proteínas. Existem 20 aminoácidos extremamente necessários para o funcionamento do corpo humano, no entanto apenas 11 deles estão presentes no nosso código genético, capazes de serem produzidos pelo próprio organismo, esses são chamados de não-essenciais. Já os outros 9, estão presentes apenas em algumas proteínas e são produzidos em quantidade muito inferior, tendo a necessidade de serem consumidas por meio da alimentação e suplementação. Os aminoácidos essenciais são encontrados, principalmente, em ovos, carnes, peixes, vegetais, cereais e frutos oleaginosos, como castanhas e nozes.


O BCAA tem como principal função, fornecer os aminoácidos necessários, quando o corpo encontra-se em estado catabólico, durante os exercícios físicos. Essa reposição é importante para que o organismo não retire os aminoácidos dos tecidos musculares para suprir suas necessidades energéticas, causando a fadiga e a perca de massa muscular.


Outro papel importantíssimo do BCAA no organismo é o seu poder de estimular a produção de insulina (hormônio fundamental na construção dos músculos devido as suas características anabólicas), sua capacidade de transportar nitrogênio, atuando diretamente na síntese de proteínas e aminoácidos necessários na produção de fibras musculares, além de possibilitar a entrada de maior quantidade de glicose nas células, que proporciona energia durante os treinos. Estima-se que 1/3 das proteínas musculares são compostas por BCAA e a suplementação age diretamente na recuperação dos músculos pós-treino e no ganho de massa magra, pois além de estimular a construção muscular, ele também aumenta o gasto energético e utiliza a gordura como fonte de energia.

OS BENEFÍCIOS DO BCAA

  • Rápida absorção;
  • Redução da fadiga;
  • Aumenta o gasto energético;
  • Maior recuperação muscular;
  • Função anabólica/ anti-catabólica;
  • Ganho de massa muscular magra;
  • Não contém calorias, nem carboidratos;
  • Estimula a utilização de gordura como gasto de energia.

 

Leucina: Formação e reparação dos tecidos, auxílio na cicatrização da pele e dos ossos, aumento da resistência física, recuperação muscular e evita o catabolismo.

Isoleucina: Controle da glicose no sangue, produção de energia, reparação do tecido muscular e produção de hemoglobinas.

Valina: Reparação do tecido muscular, redução de apetite, crescimento muscular, fornecimento de energia e regula o sistema imunológico e o metabolismo.

COMO E QUANTO TOMAR?

Para obter resultados expressivos, é recomendada a ingestão do BCAA diariamente. É mais comum a sua utilização de 5 a 10 gramas por porção, porém pode variar também de acordo com o peso do atleta, sendo 0,2 a 1g por quilo. Em síntese, quanto maior a dosagem maior será a sua eficiência.

 

Quanto ao horário, recomenda-se a ingestão antes e depois dos treinos, para proporcionar a energia e o desempenho físico durante a atividade física, possibilitar a recuperação muscular e diminuir o catabolismo após o treino.

No entanto, há quem também faça a ingestão pela manhã, com o objetivo de interromper o catabolismo iniciado durante o sono. 

QUAL BCAA TEM A ABSORÇÃO MAIS RÁPIDA?

Temos uma variedade de BCAAs disponíveis: em cápsulas, em pó, em tabletes e líquido. Ambos têm ótima absorção, a diferença entre eles é a maneira de ingerir e a velocidade da absorção.


1- O BCAA em pó tem a mais rápida absorção e deve ser misturado na bebida de sua preferência;


2- O BCAA em cápsulas também possui rápida absorção e garante mais praticidade na hora de ingerir;

3- O BCAA em tablete possui rápida absorção, perde para o BCAA em pó ou em cápsulas nesse quesito, mas também é muito prático.

4- E o BCAA líquido é o mais prático de todos, ele não precisa ser misturado para consumir, pois já vem pronto, porém a sua absorção é um pouco mais demorada.

CONCENTRAÇÃO E PROPORÇÃO

Muitas pessoas ficam confusas em relação aos números que são apresentados na embalagem do BCAA. Em síntese, podem conter dois tipos de números, ou até mesmo os dois ao mesmo tempo, pois um significa a concentração de aminoácidos presentes no BCAA e o outro significa a quantidade de cada aminoácidos, ou seja, quanto tem de L-leucina, L-valina e L-isoleucina.

A concentração do BCAA pode vir escrito em gramas ou apenas o número de minigramas, como por exemplo:


BCAA 1,5g = 1500mg

BCAA 3,0g = 3000mg

 

BCAA 2400(mg)

BCAA 3000 (mg)

 

Geralmente são colocados em gramas apenas a quantidade de L-leucina presente no produto, enquanto que quando é colocado o número total de minigramas abrange os 3 tipos de aminoácidos:

 

BCAA 2400:

L – leucina: 988mg

L – valina: 706mg

L – isoleucina: 706mg

 

Para saber a quantidade de L-valina e L-isoleucina, quando está escrito em gramas (1,5g), deve ser levado em consideração à proporção do BCAA:

 

2:1:1 – 2 porções de L-leucina, 1 de L-valina e 1 de L-isoleucina;

4:1:1 – 4 porções de L-leucina, 1 de L-valina e 1 de L-isoleucina;

5:1:1 – 5 porções de L-leucina, 1 de L-valina e 1 de L-isoleucina;

Mas porque a quantidade de L-leucina é sempre maior?

 

A quantidade de L-leucina presente nos BCAAs é sempre maior, devido a sua maior eficácia no processo de ganho de massa muscular, além da L-leucina ser o único aminoácido metabolizado pelo organismo para a produção de energia quando os músculos estão fadigando. Então quanto maior a quantidade de L-leucina, consequentemente, maior a efetividade do BCAA.

Agora você já sabe como verificar a concentração e a proporção do BCAA que deseja comprar, mas é sempre importante verificar a quantidade de aminoácidos na tabela nutricional do produto, pois pode variar de acordo com cada fabricante.